NÃO PODEMOS MEDIR O IMPACTO DAS NOSSAS AÇÕES NA VIDA DAS PESSOAS
Para esta primeira análise vou utilizar a história de um amigo de longa data, a fim de preservar sua imagem vou chamá-lo de Larry.
Larry tem os pais separados, acredito eu que esta seja a realidade de uma grande parte dos jovens do nosso país (Segundo IBGE entre 2017 e 2018 divórcios aumentaram cerca de 3,2%, este é um dado recente, mas estes números vêm aumentando gradativamente).
Devido a separação de seus pais, Larry teve alguns problemas em sua infância, quando estamos em alguma conversa sobre o passado, é cômico ver as reações dele, pois ocorreu um grande bloqueio em sua mente e ele não se lembra de boa parte de sua infância, exceto alguns flashs que ele orgulhosamente relata.
Como lição para esta história percebe-se que as ações dos pais de Larry influenciaram sua vida de tal maneira que refletem até hoje. Não cabe a mim julgar a separação em certa ou errada, pode ser que se continuassem juntos o impacto na persona de Larry poderia ser muita mais grave, porém o impacto aconteceu, esta talvez seja a maior lição que eu retirei nesta análise, que não podemos medir o impacto de nossas ações na vida das pessoas ao nosso redor, principalmente em um filho.
Por isso, se o seu relacionamento não está equilibrado, pense nas pessoas amadas ao seu redor e no quanto elas podem sofrer, direta ou indiretamente, mais cedo ou mais tarde, e use isso como motivação para transformar seu relacionamento, começando agora.
TRÊS CARACTERÍSTICAS QUE VÃO TRANSFORMAR SEU RELACIONAMENTO
Para esta história utilizarei o casal chave deste programa de transformação, a Debora e o Emerson Srocinski, eu os chamo de Casal Transformação, em resumo eles tem como objetivo e missão de vida transformar a vida dos casais. Conheço diversas situações que enfrentaram, positivas e negativas, mas para este post, não contarei em detalhes (talvez em outras oportunidades conte mais sobre elas), mas sim retirei 3 características que eles desenvolveram para enfrentar e subjugar estas situações.
A primeira delas é amar a si mesmo, por mais que parece contra intuitivo e um pouco individualista para um relacionamento a dois, esta é uma das chaves para o sucessos do casal, não apenas para a vida em casal, mas considero este um princípio para a vida, ele é o segundo mandamento dito por Jesus em Matheus 22:39 ”ame seu próximo como a si mesmo”, se você não consegue se amar, provavelmente não conseguira amar o próximo, seja ele seu cônjuge, filho ou amigo, (para se inteirar sobre este princípio indico a pesquisa sobre os 3 tipos de amor: Ágape, Eros e Philos e entender que amar a si mesmo é buscar ser sua melhor versão cada dia).
A segunda característica é saber se comunicar, diversas situações a quais passaram foram resolvidas facilmente por meio da comunicação (lembrando que comunicação não é apenas falar, mas também é saber escutar), a terceira característica chamo de aceitação, tenho certeza que seu parceiro possui diversas “falhas” (características, manias, ações, princípios, ideais e semelhantes, que você não gosta), normalmente quando o estado de paixão acaba elas aparecem, aí você começa a perceber e vivenciá-las, o casal transformação também é humano, possui diversas dessas “falhas”, não existe nada perfeito neste mundo (exceto café, café é a única coisa perfeita neste mundo), mas o diferencial é que ocorre a aceitação no relacionamento deles, pois compreendem que aquela “falha” faz parte da persona do cônjuge, e a aceitam.
Eu entrei em um estado de preocupação ao escrever estas características, principalmente a terceira, pois para elas existe o chamado bom senso, o primeiro ponto é não utilizá-las como desculpa para fazer ou deixar de fazer algo, segundo ponto é não considerar a falta de ética como “falha”, existe um limite, qualquer ação imoral e antiética deve ser repensada.
Agora vamos para uma dica bônus, considere a quarta característica, a qual nomeio como mudança, essencial na vida do casal, pois ela une as 3 características já citadas, o casal transformação como o próprio nome diz, transforma! sinônimo de mudança, caso seja necessário mudar, mude! Para amar a si mesmo, é necessário buscar melhorias cada dia, em outras palavras, é necessário mudar, transformar-se! Quando se sabe comunicar (falar escutar) você acaba descobrindo que é necessário mudar, que há muitos pontos os quais você deve melhorar ou tomar ação para melhorar algo! E por fim o ato de aceitar refere-se ação de aceitar as “falhas” do seu companheiro, no caso é necessário mudar para aceitar.
NEM TUDO O QUE RELUZ É OURO
Esta terceira história é um pouco antiga, provavelmente você já deve ter escutado, existia um casal, o primeiro casal, Adão e Eva, que foram expulsos do paraíso devido a um terceiro elemento que interferiu na vida deles, ao analisar consigo tirar diversas lições, mas só informarei uma aqui (se quiser mais lições, vai ler e nos informe aqui, se meus chefes deixarem eu escreverei outro post e colocarei as lições que você descobriu para ensinar outras pessoas).
O ensinamento que tirei desta história é: saber deixar as interferências externas influenciarem ou não sua vida! (eu sei, é bem longo esse ensinamento, mas vai ser muito útil) se no próprio paraíso, onde só existiam dois humanos ocorreu essa interferência, imagina nos dias de hoje com alguns bilhões de pessoas, com televisão, com internet, a única maneira de não sofrer interferência é se morar numa caverna no meio do deserto do Saara, e mesmo assim ainda correria o risco das miragens causadas pelo sol.
O segredo está no que você deixa que te influencie, naquilo que você aceita para sua vida, é imprescindível que crie filtros para aceitar ou não que as informações externas influenciem sua vida. Afinal de contas, nem tudo que reluz é ouro.
Vai lá e Transforme Seu Relacionamento!
Forte abraço, Josué Halateno