A ESTRATÉGIA PARA RECONQUISTAR DENTRO E FORA DO RELACIONAMENTO

Publicado em 28/mai/2020

A reconquista ou não da pessoa amada sempre gera muita dúvida e insegurança nos casais. Começando com a primeira de todas as dúvidas: "Será que devo tentar reconquistar ou salvar o relacionamento?".

Se isso tem sido motivo de reflexão, eis algo para você acrescentar às suas considerações: se existe um resquício de esperança e desejo dentro de você, vale a pena tentar.


10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

PARA QUEM É ESSE CONTEÚDO?  

Existem vários tipos de casais que precisam saber o que fazer e como agir nos momentos de fragilidade ou rompimento. Se você se encaixa em algum desses perfis, o tema dessa semana é para você:

1- Estou em um relacionamento, mas o clima não está legal.
2- Estamos separados, mas não sei como lidar com isso.
3- Estamos acomodados, o relacionamento não está nem bom, nem ruim.
4- Estou me preparando para entrar em um relacionamento.

O que vamos compartilhar com você sobre reconquista é uma estratégia, os detalhes táticos serão planejados por você, já que é você quem conhece bem a pessoa que será reconquistada, tá bem?


OS PRINCÍPIOS PARA UM PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Para pensar estrategicamente na reconquista, tenha sempre em mente os princípios abaixo:

1 - A mudança não acontece do dia para a noite.
Reconquistar ou curar um relacionamento fragilizado precisa do mesmo tempo e dedicação que levaríamos para curar um braço quebrado. Se uma parte do nosso corpo se fere de forma grave, trocamos o curativo diversas vezes, fazemos fisioterapia e damos ao nosso corpo o tempo que ele precisa para se restaurar. Com o relacionamento, a lógica deve ser a mesma. Algo tão importante quanto a vida de casal de vocês precisa de tempo e cuidado para se restaurar, então, se não conseguir resultados imediatos, não se preocupe, continue cuidando e perseverando que a transformação logo aparecerá.

2 - Você não pode mudar a outra pessoa.
Mesmo que tente muito, não é possível obrigar a outra pessoa a agir diferente. Às vezes temos o desejo de que x parceirx 'seja mais gentil', 'me dê mais atenção', 'fale mais comigo', ou achamos que x parceirx é quem deveria agir diferente, ser mais madurx, implicar menos... Mas a verdade é que não há nada que possamos fazer que obrigue a outra pessoa a mudar, e se tentarmos, provavelmente só a afastaremos mais. No entanto, podemos influenciá-la a agir diferente. E o caminho é um só: mudando a si mesmx primeiro.

Cada pessoa tem seu tempo de cura, sua forma de aprender e de interpretar o mundo, então, no período de reconquista, respeitar esse tempo é fundamental para o sucesso da estratégia.

3- Continue plantando e cuidando.
É difícil se importar com aquilo que você não investe. Em tempos difíceis na relação, ou se houve rompimento, é normal que a vontade de desistir bata na porta. Mas se você parar de agir, cuidar, regar, amar, terá parado de investir, e automaticamente se importará cada vez menos ou então da maneira errada, reduzindo as chances de reconquista. Se encontramos barreiras para a reaproximação, também é normal querer desistir, mas o caminho do sucesso não é uma linha reta, e isso vale muito mais para relacionamentos do que para qualquer outra área da vida. Então continuar investindo da maneira correta logo fará o retorno acontecer.

Tenha paciência, grandes e sólidas empresas, as mais belas construções, ou mesmo o bom resultado de um corredor de maratonas não acontecem de uma hora para outra. O mesmo vale para o seu relacionamento.


CONSTRUINDO A CASA DA RECONQUISTA

Reconstruir a relação com certeza é possível. Basta ter paciência e seguir o processo completo, sem ignorar as etapas fundamentais.

Vamos trabalhar a estratégia da reconquista em 4 etapas, Fundação, Pilares, Paredes, e Telhado. Primeiro vamos falar sobre a parte mais importante: a fundação.

É como construir uma casa, você precisa de uma fundação, de pilares, da parede e do teto. Nessa construção, vamos começar com a mais importante das etapas: a fundação. Se o alicerce não for bem construído, e bons materiais não forem usados, a casa toda irá ruir.

Na reconquista do relacionamento, TRABALHAR EM SI MESMX é a primeira e mais essencial etapa de toda a estratégia - a fundação.

TRABALHANDO EM SI MESMO (FUNDAÇÃO)
Para construir sua fundação, alguns materiais, ou princípios, devem ser trabalhados:

1 - Autorresponsabilidade
Transformar o relacionamento exige ação, mas como não é possível obrigar a outra pessoa a agir, é mais eficiente trazer para você a responsabilidade pela mudança.

Você é a única pessoa que realmente pode transformar seu relacionamento. Esperar ações dx parceirx só irá te frustrar.

Criar expectativas no outro é o mesmo que jogar sua felicidade ao acaso e à sorte, e relacionamentos são muito mais do que sorte.

O Amor é um verbo, e exige ação para que se sustente e se fortaleça.

Traga para você a responsabilidade pela mudança, transformando sua forma de pensar e agir, e você terá muito mais resultado e com muito menos sofrimento.

Transformar o relacionamento exige movimento, para o resultado, ou reação, acontecer, é preciso uma ação. Toda ação, mesmo a inércia, tem alguma consequência, e quando você traz a responsabilidade para você, você controla muito melhor o que virá como reação.

Autorresponsabilidade exige paciência, com o outro, mas também com você mesmo, que estará dando o seu melhor. Os resultados, nesse processo, podem não vir de um dia para o outro, assim como uma bela casa não é construída do dia para a noite.

Pense em como você gostaria que a relação fosse e foque na sua área de controle. Existem algumas coisas sobre as quais você tem ação e algumas que você não pode controlar, como x pareirx. Foque no que está na sua mão e use a criatividade para influenciar o que não está.

2 - Resolvendo conflitos internos e externos
Você já aprendeu muito sobre como lidar com conflitos na live 04, dessa vez, a proposta é lidar com os próprios conflitos, causados por fatores internos ou externos. Conflitos mal resolvidos são como um carro tentando andar para frente e para trás ao mesmo tempo - não te deixam sair do lugar.

Uma maneira de resolver seus conflitos internos é pensar na sua relação consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor ou na sua relação com trabalho, estudos e coisas "maiores".

Resolver esses conflitos fará com que todas as rodas do seu carro girem para o mesmo lado. Alguns exemplos de reflexão para te ajudar a resolver os conflitos internos:

- Se eu retomar essa relação, estarei bem comigo mesmx? Há algo em mim que não quer salvar o relacionamento ou reatar?
- Se eu retomar essa relação, estarei bem com meus familiares e amigos mais próximos? Há alguém perto de mim que ficaria magoado com isso a ponto de eu me importar em algum nível?
- Se eu retomar essa relação, poderei continuar fazendo coisas que gosto, no trabalho, nos meus hobbies e coisas que vão além das pessoas próximas a mim?

Analisando as respostas às essas perguntas, você perceberá se há alguma barreira te travando. Isso é o conflito interno que te impede de ver o quadro todo e alcançar seu objetivo. Trabalhe para ressignificar e criar soluções para esses conflitos.

Conflitos pendentes da relação também devem ser trabalhados dentro de você.

Imagine que na sua mente existem duas salas, onde você guarda suas lembranças:
- Sala da Admiração: onde ficam as boas lembranças, as qualidades, palavras positivas e todas coisas boas dx parceirx. Tudo aquilo que elx fez de bom por você e pela relação.
- Sala da Depreciação: nessa sala, você guarda todas as memórias ruins da relação, as manias dx parceirx que te incomodavam ou passaram a incomodar com o tempo, os defeitos e palavras negativas.

Acontece que quando um relacionamento começa a ir mal, ou até antes, a sala da Depreciação passa a ser a mais visitada e ela é iluminada, tirando todo o foco da sala da Admiração.

Com o tempo os casais podem esquecer de visitar a sala da Admiração, e consequentemente esquecem do motivo por que amam a outra pessoa. Uma forma de tornar mais leve sua mente e facilitar o contato com x parceirx é fazendo uma faxina na sala da Depreciação, tirando tudo o que tem lá e descartando, limpando e apagando a luz e depois, visitando a sala da Admiração o máximo que puder.

Se puder fazer isso na sua mente - faxinar a sala da Depreciação e iluminar a sala da Admiração, uma coisa muito importante para a reconstrução da relação acontecerá com muito mais facilidade: o perdão.

3 - Cuidando do Eu
Se você utilizar materiais de má qualidade para construir sua casa, ela logo mostrará as consequências negativas disso. Ao cuidar do seu Eu, da sua saúde física e mental, da sua inteligência emocional, você coloca ingredientes bons e fortes no seu processo de reconquista.
Tome atenção para alguns materiais que podem parecer necessários, mas que só servem para se infiltrar no seu processo de reconquista como cupins na parede, e são verdadeiros inimigos do Eu:

- Egoísmo: como seres humanos, tendemos a proteger nosso ego como forma de "permanecer no bando" para sobreviver, mas a reconquista exige livrar-se de todo egoísmo, isso será necessário para conseguir criar a ponte da reconquista. Reaver um relacionamento tem muito a ver com doar-se e ser paciente, e isso não é possível se o coração estiver cheio de egoísmo.

- Amargura: relacionamentos frágeis ou rompidos podem deixar feridas abertas que demoram para cicatrizar se não forem tratadas. Uma ferida aberta na relação é a Amargura. Ela te impede de agir e te cega para as coisas boas e possibilidades. Tem origem na raiva e no rancor, portanto, livre-se dela para tornar-se mais forte como pessoa e como peça fundamental para o sucesso do relacionamento.

- Orgulho: como causa de rompimentos e relacionamentos frágeis, o orgulho é um dos primeiros materiais que devem ser destruídos na relação. Ele funciona como um freio potente para suas conquistas, e é mais impactante ainda no relacionamento. Na vida a dois, não pode haver espaço para o orgulho. Se deixar, ele cresce como erva daninha silenciosa e vai sufocando a vida do casal aos poucos.

- Estresse e biologia mal cuidada: enquanto os inimigos acima são totalmente mentais, esse reflete na mente, mas tem origem física. Trabalhar demais e dar pouco tempo para si e para a relação, cuidar mal da alimentação, falar com x parceirx quando está com fome ou estressadx de um dia cheio, só fará o caminho da reconquista mais longo e cheio de obstáculos. Por isso, tire todo dia pelo menos alguns minutos para você.

É preciso que esse tempo seja de qualidade, sem jogos no celular ou inutilidades da TV ou notícias ruins. São minutos preciosos, então use-os com sabedoria para cuidar da sua alimentação, fazer alguma atividade física, ler, meditar, orar, escrever um diário, cuidar da sua mente e corpo de alguma forma.

4 - Entender se realmente ama a pessoa
Esse material não elimina os anteriores. Mas entender seus sentimentos determinará o sucesso ou fracasso da reconquista. É preciso ter cuidado com armadilhas como a paixão (Live 02) e a Dependência Emocional (Live 06). Acesse em t.me/livestransformeseurelacionamento.

5 - Aprendendo
Nós não somos a mesma pessoa que éramos ontem, pelo menos um pouquinho, evoluímos, aprendemos, mudamos. O mesmo acontece com a pessoa amada. Não é possível sermos exatamente a mesma pessoa que éramos há pouco tempo, quem dirá se estivermos falando de anos.

Nos relacionamentos, às vezes temos a expectativa de que a pessoa amada seja exatamente a mesma que era quando a conhecemos e ficamos frustrados quando percebemos que ela mudou.

Mas a verdade é que essa mudança é natural, e não faz sentido lutar contra ela ou querer que ela não aconteça. Por isso tudo, jamais devemos parar de aprender sobre nossos parceiros. Devemos nos formar neles como nos formamos nos estudos. Devemos fazer graduação, pós, mestrado, doutorado e jamais parar de estudar nossos parceiros. Conhecer cada hábito novo e admirar e incentivar cada nova qualidade. Devemos aprender como elx se comunica: mais subjetivx, com mensagens nos sentimentos e entrelinhas? ou mais diretx, dizendo exatamente o que quer dizer? Devemos aprender a linguagem do amor delx e seus dialetos; Devemos descobrir suas novas qualidades e como usá-las como fortaleza no relacionamento.

A partir do momento que paramos de estudar e aprender sobre x parceirx, o relacionamento se torna fadado ao fracasso.

Por isso, aproveite todo o tempo que conseguir para aprender sobre quem x parceirx é agora, quais seus novos gostos e hábitos, que novos e antigos talentos elx tem. E aprender sobre quem você é agora. E nunca parar de aprender. Isso será tão útil como forma de reflexão e desenvolvimento de inteligência emocional como para o momento de recriar a ponte com x parceirx.

Último ponto da construção da base "Trabalhando em si mesmo".

6 - Comprometer-se com você em fazer diferente
É comum olharmos para a outra pessoa e encontrarmos diversas coisas que poderiam ser diferentes.

No entanto como já dissemos aqui, não temos controle sobre x outrx e colocar as expectativas nelx é o mesmo que jogar sua felicidade ao acaso. Podemos fazer melhor do que isso e consequentemente sofrer menos. Para isso é importante trazer a responsabilidade para nós e fazer algo para mudar.

O primeiro passo para essa mudança é o comprometimento. No momento em que fazemos isso, disparamos em nossa mente uma espécie de gatilho, conhecido como compromisso e coerência. E toda vez que nos comprometemos, as chances de fazermos diferente aumenta drasticamente.

Um exercício simples que pode te ajudar nesse momento é: Ir até um espelho e repetir algumas vezes, olhando em seus olhos, o compromisso de mudar e fazer diferente.

Depois de construir uma base forte e sólida, chegou a hora de erguermos as colunas de sustentação da casa da reconquista.


CRIANDO A PONTE (COLUNAS/PAREDES)

É hora de retomar a conexão com a pessoa amada. Mas antes de tudo, devemos ter em mente a importância dessa etapa.

Quando estamos em um relacionamento frio, onde tudo é motivo para briga, significa que a ponte que liga as duas partes está frágil e debilitada.

Pense em um rio, onde você está de um lado e elx esta do outro. Mas o único meio de um chegar até o outro é uma ripa de madeira fina e podre. A cada briga a ponte se desgasta um pouco mais. Para aqueles que já estão separados é possível que nem ponte exista mais.

Por isso é preciso investir tempo e energia para reconstruir essa ponte e aos poucos ir a fortalecendo cada vez mais. Sem essa ponte, sem a conexão é impossível chegar a outra pessoa. E por isso que vamos trabalhar nela.

Trabalhar em si mesmo, antes de mais nada, é fundamental para que a reconquista aconteça - é a base da construção. E só faz bem. Desenvolver autorresponsabilidade, resolver conflitos internos, se cuidar física e mentalmente, são ingredientes essenciais para o sucesso em qualquer área da vida, assim como para os relacionamentos.

Mas para a reconquista acontecer, tem uma segunda parte, como os pilares de uma casa, que precisa existir: CRIAR A PONTE com x parceirx.

Para se reconectar com a pessoa amada, tem algumas estratégicas que vão ajudar:

1. Recriar a conexão
Retomar a conexão exige tanto ou mais esforço que a primeira conquista. Depois de um tampo juntos, de parar de aprender sobre x parceirx, achamos que algumas coisas são óbvias ou não precisam ser consideradas. Mas o contrário é muito mais verdadeiro. Para que a reconexão aconteça, considere esses fatores:

-Jogue Alto
Quando você começa um relacionamento, investe tempo e energia para conquistar a pessoa. Compra presentes, sai para passear, descobre o que elx gosta, faz perguntas e ouve. Faça o mesmo se quiser se reconectar com x amadx: invista tempo nelx, energia e foco para ser capaz de prestar atenção em todos os detalhes. E até dinheiro, que se for estrategicamente gasto, será positivo para a reconquista.
Por exemplo: se você sabe que a pessoa amada tem uma necessidade, algum problema na família que seja importante, algum valor que esteja sendo ferido... ajude-a. Sem esperar reconhecimento e sem usar como moeda de troca. Apenas ajude, como prova do valor que a pessoa tem para você e para lembrar a si mesmo da importância dela - não é possível se importar com o que você não investe.
(Atenção, faça tudo dentro dos próprios limites. Se endividar, por exemplo, só trará problemas futuros, mas se puder trocar algum desejo seu por uma necessidade da pessoa amada, será uma forma incrível de demonstrar que está prontx para o jogo.)

-Abordagem
Em algum momento, o mais cedo possível, respeitando o tempo e espaço da outra pessoa, você precisará abordá-la. Nesse momento, deixe claras suas intensões de retomar o relacionamento, sempre de forma amorosa, e em que pontos está dispostx a melhorar para isso e até o que já está fazendo para melhorar (desdobramentos do "Trabalhando em si mesmx"). 

Para chamar a pessoa para conversar, jamais diga "precisamos conversar", essa frase, por si só, afugenta qualquer um, que já pensaria em algo negativo. Se dizer "quero te escutar", ou "quero ter um tempo de escuta com você", ou uma variação disso que faça sentido para os dois, será muito mais fácil ouvir um "sim" para a conversa.
Para conversar com a pessoa, se prepare antes. Escolha um lugar ou neutro, ou que traga apenas boas lembranças aos dois e, de preferência, que possam sentar lado a lado. Mesmo que morem na mesma casa, evitem o ambiente de casa, conhecido, que pode ter uma memória emocional muito forte, tornando difícil pensar com clareza. 

Cuide da sua biologia, evite ir com fome ou sono, se arrume como se estivesse indo para um primeiro encontro, isso vai te ajudar a manter a concentração e a melhorar sua autoestima e autoconfiança - essenciais na reconquista, tanto quanto são na conquista.

-Conversa Franca
Mesmo que vocês decidam retomar o relacionamento, se algumas coisas não forem resolvidas, logo virão à tona novamente, e seu trabalho terá sido perdido. 

Então, sempre que for conversar com a pessoa amada, seja honestx sobre seus sentimentos. Deixe a pessoa falar primeiro e falar tudo o que estiver preso na mente dela. Lembre-se que você está se preparando, cuidando da sua mente para esse momento, mas a outra pessoa não, então ela desejará falar e você estará preparadx para ouvir.
Você deve ter trabalhado o perdão para si mesmx e para a outra pessoa antes de conversar, mas se possível, peça perdão e perdoe durante a conversa. 

Não importa o que e nem como a pessoa fale, responda sempre com gentileza. Lembre-se que o objetivo é reconquistar, não mostrar quem tinha razão ou acusar a outra pessoa (ver inimigos do eu em "Trabalhando em si mesmx").
Se comprometa a mudar. Mudar suas atitudes, se elas de alguma forma contribuíram para o término da relação e mudar sua forma de ver o mundo, de tratar a pessoa e de tratar a si mesmx.

-Tirar o foco do passado e falar do futuro
Se o desejo é reconquistar, focar no passado e no que houve de falhas e agir com remorso não vai ajudar em nada. Pelo contrário. Mas se você já perdoou e pediu perdão, além de não haver motivo para retomar o assunto, se desejar transformar algo na outra pessoa, não é no momento da reconquista que você vai conseguir. Mas sim no futuro, se comunicando de maneira correta e influenciando em vez de expondo ou ordenando.

Tenha paciência. Se tem uma coisa que é necessária nos relacionamentos é a paciência. O ego, o orgulho, o egoísmo e até os aspectos da vida (saúde, finanças, espiritualidade etc) mal cuidados podem prejudicar a paciência. Mas sem ela, os relacionamentos não duram. Então, mesmo que não pareça fácil a princípio, gaste seu tempo e energia para desenvolvê-la (investimento).

2. Não forçar a volta
Para haver reconquista, é preciso haver alguém disposto a ser reconquistado. Se a outra pessoa pedir espaço, seja gentil e paciente e dê a ela o espaço que ela precisa. Esteja sempre por perto, mas sem forçar nem cobrar nada. No tempo certo, e você saberá quando, vocês poderão conversar. 

Importante: dar espaço não significa sumir totalmente da vida da pessoa e permiti-la esquecer de você. Significa apenas recuar, minimizar as tentativas de conversa, se elas acontecem todo dia, por exemplo, e não fazer contatos bruscos ou com cobranças e exigências.

3. Sinta e meça os seus movimentos, viva um dia de cada vez 
Quando um rompimento acontece, é comum que uma parte, ou as duas, fique desesperada e queira resolver tudo logo. Ou ache que depois de pouco tempo as coisas têm que se resolver e ponto. Mas relacionamentos são projetos de uma vida toda. Não dá para esperar que as coisas se resolvam de um dia para o outro. Às vezes é preciso semanas ou meses, e isso é normal. Grandes empresas não têm resultados positivos de um dia para o outro se quebram e precisam se reerguer. Para os relacionamentos, é preciso ter tanta ou mais paciência e perseverança.


TRABALHANDO COM A OUTRA PESSOA (PAREDES)

Agora que você já trabalhou em si mesmo e já criou a ponte com x parceirx, é preciso ajuda-lx a entender o que você está fazendo e quais suas intensões.

Nessa parte da estratégia, "TRABALHANDO COM A OUTRA PESSOA", considere esses cinco aspectos que serão como levantar as paredes na construção do seu relacionamento:

1. Entregue sem esperar nada em troca
Você aprendeu a aprender sobre x parceirx, e agora consegue perceber quais necessidades elx tem. Se puder fazer algo pela outra pessoa, atender à uma necessidade dela abrindo mão de um desejo seu, estará mostrando, através de ações, que pode amar.
Nesse momento de agir, dê seu melhor para mostrar seu amor, mas sem esperar nada em troca. Ter expectativas altas só te farão se frustrar, caso não aconteçam. Mas ao se doar sem expectativas, o efeito contrário vai acontecer. O gatilho da reciprocidade falará mais alto e x parceirx entenderá suas boas e reais intensões e desejará retribuir.

É aquele sentimento que você tem quando alguém te dá um presente de aniversário, e no aniversário dessa pessoa você sente obrigação de retribuir. A necessidade de ser recíproco é muito forte na mente humana. Foi responsável pela manutenção da sociedade e não sumirá com facilidade.

Além de tudo, é mais fácil ouvir ações do que palavras. "Ouça o que fazem, não o que dizem" é uma máxima do cérebro humano que você deve considerar ao trabalhar com x parceirx no retorno.

2. Dê o máximo de si, na linguagem do amor da outra pessoa
Se puder, a cada dia dê uma mostra do seu amor com pequenos gestos, na linguagem do amor da outra pessoa (ver live 01). É simples e direcionado.
Se suas ações forem aleatórias e desordenadas, será como tentar pintar a parede do quarto de longe, jogando a tinta a distância e contando com os respingos para finalizar a pintura. Mas agir usando a linguagem do amor da outra pessoa é como usar pinceladas precisas, a parede será finalizada mais rápido e sem tanto esforço.

3. Seja paciente com a outra pessoa
O sucesso, não importa em qual área da vida, vai acontecer se houver paciência. No relacionamento isso é muito mais verdadeiro.
Durante a ansiedade gerada pela perda ou rompimento, é normal que o desespero bata na porta e você queira agir o quanto antes. Mas agir em meio ao desespero não traz bons resultados. Para todo fim, seja paciente com você e com x parceirx. Não espere que os resultados venham do dia para a noite. Respire, pense e persevere no seu objetivo. Lembre-se: RELACIONAMENTOS SÃO PROJETOS DE LONGO PRAZO, sua paciência determinará o sucesso ou fracasso do relacionamento.

4. Deixar claro que quer retomar o relacionamento
Em alguns momentos de aflição ou pressa para não perder o contato com a pessoa amada, algumas pessoas permitem que a amizade entre em jogo. Mas se seu objetivo é retomar o relacionamento, amizade só tornará a mensagem confusa e te distanciará do seu objetivo. Deixe claro que o que você faz é por amar a pessoa mais do que como amigo, e que gostaria de retomar o relacionamento ainda melhor do que estava.

5. Pense em como você faz a pessoa se sentir
Seu comportamento deve ser guiado por como você faz a outra pessoa se sentir. Se você age dando ordens ou exigências, ou dizendo como a pessoa deveria agir ou ter agido... só a fara sentir raiva e querer se afastar. Ninguém gosta de receber ordens, ainda mais dentro do relacionamento. Sempre que estiver com a pessoa amada, foque em fazêe-la sentir-se bem e amada. A pessoas gostam de estar com quem as faz sentir bem e se você deseja a reconquista, deve levar isso em consideração muito mais do que qualquer outra pessoa.

Tudo isso levantará paredes robustas na construção do seu relacionamento.

TORNANDO PERENE O QUE VOCÊ CONSTRUIU (TETO)

Você já deve imaginar que construir bem uma casa não impede que você tenha que fazer manutenções. Assim como restaurar um relacionamento não impede que você precise continuar trabalhando nele com o tempo.

Se você seguiu a estratégia, trabalhou em você, criou a ponte, trabalhou com a outra pessoa, com certeza está no caminho certo para reconquistar a pessoa amada e salvar seu relacionamento, mas só isso não é suficiente. Estamos falando da vida de vocês, acomodar-se após conquistar ou reconquistar nunca será suficiente.

Não queremos apenas que você reconquiste a pessoa amada. Pelo contrário, o que mais queremos é que seu relacionamento seja perene, eterno e principalmente feliz. As etapas anteriores foram apenas os primeiros passos, o empurrão inicial. Mas de nada adianta se erros do passado voltarem a ser cometidos, ou se o perdão não foi verdadeiro e você retomar assuntos que já deveriam ter sido resolvidos. Num relacionamento bom de verdade, os dois continuam trabalhando.

Cuidar do relacionamento tem que ser tão essencial como é comer: é preciso repetir e cuidar todo dia, se não, as consequências virão cedo ou tarde.

Se você faz uma dieta por duas semanas, e logo volta a descuidar da alimentação, o que você conquistou nessas duas semanas será perdido. Então, entenda: cuidar do relacionamento precisa ser constante.

E, agora que você deu os primeiros passos e, principalmente, desenvolveu e trabalhou no seu Eu, os próximos passos serão mais fáceis, basta torna-los constantes:

1 - Mantenha o tanque do amor da outra pessoa e o seu próprio, cheios
Você já conhece as linguagens do amor (live 01), falamos delas sem parar e continuaremos falando para garantir que você não esqueça e muito mais gente tenha acesso à essa ferramenta transformadora. Você também já sabe que deve usar as linguagens do amor para encher o tanque de amor da pessoa amada e que tanque do amor cheio significa casal feliz e relacionamento saudável.
Mas falar as linguagens do amor durante a reconquista apenas não é suficiente. É preciso reabastecer o tanque de amor dx parceirx sempre - da mesma forma que um carro, que só funciona se tiver combustível. Pelo menos uma vez por semana faça algo por elx na linguagem do amor adequada. Conversem sobre as linguagens do amor para ir alinhando a rota.

2 - Aprenda sobre o outro. NUNCA PARE de aprender
Você fez um exercício durante a reconquista de aprender sobre a pessoa amada. De entender seus novos hábitos, suas novas preferências, seus hábitos que elx próprix achava estranho antigamente. Você já conhece o caminho. Agora, basta continuar seguindo-o.

Continue observando e aprendendo sobre x amadx todo dia, toda semana. Nunca pare de estuda-lx.
Se você conhece bem algo, se você investe tempo, energia e dinheiro nesse algo (só para deixar claro, estamos falando dx parceirx), saberá como cuidar e qual a importância de cuidar.

3 - Continue sendo paciente
Você será/foi paciente na reconquista. Mas usar a paciência apenas como ferramenta para conseguir a pessoa de volta e depois voltar a ter explosões de ciúmes, tristeza, choro, raiva (qualquer coisa) é o mesmo que curar um braço queimado e voltar a coloca-lo no fogo de propósito logo depois de tirar o último curativo e tomar o último comprimido para dor. Além de ser totalmente antiético, pois você teria usado como forma de manipulação.

Mas se continuar sempre sendo paciente e fazendo o seu melhor, x parceirx saberá que está em um ambiente seguro em que elx pode ser humanx. Saberá que não será recebidx com ataques de raiva se esquecer de comprar o leite ou esquecer as chaves dentro do carro, ou ainda, que será amadx e respeitadx se uma pessoa de fora da relação lhe olhar com "outros olhos", por os dois estarão fortes e confiantes no próprio relacionamento. E qualquer ruído externo não fará sentido.

É isso o que a paciência faz: traz serenidade, confiança e força para o relacionamento, e ambos saberão que não será qualquer sopro que irá derruba-los.

4 - Tenha amor para dar - você não pode dar o que não tem
Lembre sempre da etapa da fundação da reconquista - a primeira de todas. Cuidando, lembrando e trabalhando em si durante toda a vida. Desenvolva sua auto-estima cada vez mais, se conheça, saiba suas qualidades, faça coisas por você e mantenha seu amor próprio em níveis muito altos. Assim poderá amar com muito mais intensidade e precisão.
Some isso com as estratégias anteriores: paciência, aprendizado, tanque do amor cheio, que você terá muito amor para dar.

5- Seja x líder do fã clube dx parceirx
Se x parceirx estiver passando por um momento difícil, por alguma mudança, algum problema de família, ou algo assim, seja a primeira pessoa a ajuda-lx, dar apoio e continuar torcendo pela recuperação e pela nova e boa fase. Assim como o torcedor de um time faz.
Se você dá apoio aos amigos e colegas de trabalhos quando passam por fases difíceis, mas mal consegue perceber que x parceirx precisa de apoio e torcida, está no caminho errado para o sucesso do relacionamento.
Esteja sempre atentx aos detalhes da vida e sentimentos do parceiro, assim como o fã sempre está ao seu time ou banda ou cantor do coração. A falta de atenção é um inimigo silencioso do relacionamento. Não observar, acompanhar e ajudar quando elx precisa é o mesmo que deixar seu time preferido definhar quando eles mais precisam da sua torcida.

Se x parceirx está indo bem, fazendo amigos e conquistando sucesso na vida, você deve agir como o fã e sua banda preferida quando a vê conseguir bons contratos e parcerias, deve sentar na primeira fila para aprecia-lx e não reclamar quando o sucesso delx toma a atenção que deveria ser sua, mas sim, negociar a dedicação como temporária para logo poderem voltar a encher o tanque de amor um do outro até transbordar novamente.

6 - Livre-se dos parasitas
Mesmo que você plante um belo jardim, ou replante, se não cuidar dele com o tempo os parasitas e ervas daninhas logo tomarão conta.
No relacionamento, parasitas e ervas daninhas são tudo aquilo que tira sua atenção do relacionamento ou da pessoa amada, são prazeres momentâneos e superficiais, são vícios em jogos que sugam desde dinheiro até sua visão na pequena tela do celular. É tudo aquilo que não te faz ter prazer unicamente com x parceirx, que tira o foco do seu bem estar físico, mental e espiritual ou que faz o mesmo com x parceirx.

Erva daninha também é aquele comportamento que te faz cegx para o tratamento que dá ao parceirx. Parceiros no relacionamento devem ser tratados como tal, e não como x amigx do jogo ou da escola, muito menos, como funcionárix ou colega de trabalho.

Muita gente falha em perceber que não conseguirá respeito da pessoa amada tratando-x como trata colegas de trabalho ou subordinados, mas sim quando segue todas as etapas anteriores desse texto.

Seu coração sempre sabe a resposta, mas nem sempre você conseguirá ouvi-lo, por não entender o que elx tem a dizer ou por causa dos ruídos e interferências que seu relacionamento recebe. Por isso, obter conhecimento sobre relacionamentos, sobre o amor e a vida a dois, te torna muito mais aptx a ouvir o coração, ao se desenvolver e aprender e ampliar seu mapa de mundo é como aprender a ouvir e entender as alternativas que seu coração dá.

Por isso tudo, parabéns por estar aqui, aprendendo e se desenvolvendo e se tornando uma pessoa melhor a cada dia.

Agora é contigo, vai lá e Transforme Seu Relacionamento!
Grande abraço, Debora e Emerson Srocinski.


     VOLTAR PARA O BLOG     
Ipad

Adquira nosso e-book e descubra Como Transformar seu Relacionamento com 21 dias de lições e desafios de amar.

121TOTAL DE PÁGINAS
3HORAS DE LEITURA
156LIÇÕES DA VIDA REAL
21DESAFIOS DE TRANSFORMAÇÃO